A colecionadora Eva Klabin (1903-1991) decidiu presentear a cidade do Rio de Janeiro com a coleção de arte que reuniu durante toda a sua vida – são mais de duas mil peças, do Egito Antigo ao Impressionismo, que cobrem 50 séculos de história. Nascia assim, a Casa Museu Eva Klabin, criada em 1990 e aberta cinco anos depois, no lugar onde a mecenas morou por mais de 30 anos. Na casa-museu, aberta à visitação e eventos culturais, são encontrados mobiliários, pinturas, esculturas, prataria, tapetes orientais e objetos de arte decorativa.
Comprada por Eva Klabin em 1952, a casa, de estilo normando, foi erguida em 1931, e uma das primeiras residências da então recém-urbanizada Lagoa Rodrigo de Freitas. No início dos anos 60, a colecionadora decidiu fazer uma grande reforma de ampliação no espaço, adaptando-o para receber melhor suas obras de artes, que cresciam a cada dia. Foram sete anos de obras, tempo em que a proprietária encomendou os mais finos materiais e cuidou de cada detalhe do acabamento.
Voltou à casa em 1967 e até a sua morte dedicou-se a grandes eventos sociais, dos quais participaram personalidades como o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e aos preparativos para deixar esta grande coleção de arte disponível para as gerações futuras. Hoje, a curadoria do espaço é de Marcio Doctors.
A coleção de Eva Klabin encontra-se distribuída pelos diversos ambientes da casa-museu que, por vontade da colecionadora, permanecem como ela os deixou. Cada um deles guarda a sua marca e o nome por ela escolhido: Hall Principal, Sala Renascença, Sala Inglesa, Sala de Jantar, Sala Chinesa, Hall Superior, Sala Verde, Boudoir, Quarto de Dormir e Jardim.
Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa
Telefone: +55 (21) 3202-8554 /+55 (21) 3202-8555 (direto) / +55 (21) 3202-8550 (geral)
Website: www.evaklabin.org.br
Email: katharina@evaklabin.org.br