facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com

Fundação Eva Klabin

Price
Price
21 de fevereiro de 2019

Proceed Booking

Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

115

Why Book With Us?

  • No-hassle best price guarantee
  • Customer care available 24/7
  • Hand-picked Tours & Activities
  • Free Travel Insureance

Get a Question?

Do not hesitage to give us a call. We are an expert team and we are happy to talk to you.

1.8445.3356.33

Help@goodlayers.com

Fotos
Sobre

A colecionadora Eva Klabin (1903-1991) decidiu presentear a cidade do Rio de Janeiro com a coleção de arte que reuniu durante toda a sua vida – são mais de duas mil peças, do Egito Antigo ao Impressionismo, que cobrem 50 séculos de história. Nascia assim, a Fundação Eva Klabin, criada em 1990 e aberta cinco anos depois, no lugar onde a mecenas morou por mais de 30 anos. Na casa-museu, aberta à visitação e eventos culturais, são encontrados mobiliários, pinturas, esculturas, prataria, tapetes orientais e objetos de arte decorativa.
Comprada por Eva Klabin em 1952, a casa, de estilo normando, foi erguida em 1931, e uma das primeiras residências da então recém-urbanizada Lagoa Rodrigo de Freitas. No início dos anos 60, a colecionadora decidiu fazer uma grande reforma de ampliação no espaço, adaptando-o para receber melhor suas obras de artes, que cresciam a cada dia. Foram sete anos de obras, tempo em que a proprietária encomendou os mais finos materiais e cuidou de cada detalhe do acabamento.
Voltou à casa em 1967 e até a sua morte dedicou-se a grandes eventos sociais, dos quais participaram personalidades como o ex-presidente Juscelino Kubitschek, e aos preparativos para deixar esta grande coleção de arte disponível para as gerações futuras. Hoje, a curadoria do espaço é de Marcio Doctors.
A coleção de Eva Klabin encontra-se distribuída pelos diversos ambientes da casa-museu que, por vontade da colecionadora, permanecem como ela os deixou. Cada um deles guarda a sua marca e o nome por ela escolhido: Hall Principal, Sala Renascença, Sala Inglesa, Sala de Jantar, Sala Chinesa, Hall Superior, Sala Verde, Boudoir, Quarto de Dormir e Jardim.

Saiba Mais
  • O exuberante jardim contém plantas presenteadas por seu amigo, o arquiteto-paisagista Roberto Burle Marx;
  • Na sala Inglesa, destacam-se a rara coleção de tânagras - estatuetas de terracota do período helenístico (séculos IV a.C. a I d.C.), descobertas em escavações feitas na cidade grega do mesmo nome, e delicados vasos de vidro, ditos romanos, oriundos das escavações arqueológicas da bacia do Mediterrâneo;
  • Criado em 2004, o Projeto Respiração tem o objetivo de criar intervenções de arte contemporânea no acervo de arte clássica da Fundação Eva Klabin.
Contato

Endereço: Av. Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa
Telefone: (21) 3202.8554 /3202.8555 (direto) – (21) 8236.1825 (cel.) ou (21) 3202.8550 (geral)
Website: www.evaklabin.org.br
Email: katharina@evaklabin.org.br

Mapa