Fundada pelo alferes Joaquim Ribeiro da Silva em 1839, a Fazenda São Domingos chegou a ser a maior fornecedora do produtor durante o Ciclo do Café na cidade de Itaperuna, nas primeiras décadas do século XX. Hoje, ocupa uma área de 330 alqueires de terras e mantém conservadas parte de suas construções originais.
A casa-sede foi construida em 1840, seguindo o estilo simples do período colonial brasileiro. Junto a benfeitorias como as antigas casas de colono, a casa-sede, projetada em forma de “L”, limita um jardim em formato retangular. Toda em branco com contornos das janelas e detalhes da construção pintados de azul, a casa tem, ainda, uma vasta varanda contínua, com seis vãos em arcos, que guardam a entrada principal. Em seu interior, estão guardadas peças de mobiliário do século XVIII. No porão, esteve instalada a senzala da fazenda, e algumas vigas de madeira mantém os orifícios onde se colocavam as grades que separavam os escravos em reclusão.
A capela, outra construção preservada, segue o padrão do predomínio do branco com detalhes em azul. Entre as diversas imagens, destaque para a de São Domingos, que data provavelmente do século XIX.
Instalada na margem direita do Rio Muriaé, a Fazenda é envolvida por uma cachoeira e trechos de matas nativas, que abrigam pássaros como quero-queros, maritacas, papagaios, garças, irerês e marrecos selvagens.
Endereço: Distrito de Aré, BR-356, Itaperuna – RJ
Distância da capital: 318 km
Telefone: +55 (22) 99999-9995
Email: vaninhalealmartins@hotmail.com
Horário de funcionamento: É necessário agendar visita.