pt-bren facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com
pt-bren facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com

Fazenda São Domingos

Price
Price
20 de agosto de 2019

Proceed Booking

Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

810

Why Book With Us?

  • No-hassle best price guarantee
  • Customer care available 24/7
  • Hand-picked Tours & Activities
  • Free Travel Insureance

Get a Question?

Do not hesitage to give us a call. We are an expert team and we are happy to talk to you.

1.8445.3356.33

Help@goodlayers.com

Sobre

Fundada pelo alferes Joaquim Ribeiro da Silva em 1839, a Fazenda São Domingos chegou a ser a maior fornecedora do produtor durante o Ciclo do Café na cidade de Itaperuna, nas primeiras décadas do século XX. Hoje, ocupa uma área de 330 alqueires de terras e mantém conservadas parte de suas construções originais.
A casa-sede foi construida em 1840, seguindo o estilo simples do período colonial brasileiro. Junto a benfeitorias como as antigas casas de colono, a casa-sede, projetada em forma de “L”, limita um jardim em formato retangular. Toda em branco com contornos das janelas e detalhes da construção pintados de azul, a casa tem, ainda, uma vasta varanda contínua, com seis vãos em arcos, que guardam a entrada principal. Em seu interior, estão guardadas peças de mobiliário do século XVIII. No porão, esteve instalada a senzala da fazenda, e algumas vigas de madeira mantém os orifícios onde se colocavam as grades que separavam os escravos em reclusão.
A capela, outra construção preservada, segue o padrão do predomínio do branco com detalhes em azul. Entre as diversas imagens, destaque para a de São Domingos, que data provavelmente do século XIX.
Instalada na margem direita do Rio Muriaé, a Fazenda é envolvida por uma cachoeira e trechos de matas nativas, que abrigam pássaros como quero-queros, maritacas, papagaios, garças, irerês e marrecos selvagens.

Saiba Mais
  • Seu primeiro proprietário tinha o hábito de receber figuras ilustres como o inventor Santos Dumont, seu parente, e Dom Pedro II, Imperador do Brasil que visitou a propriedade em 1883.
  • Hoje, a Fazenda São Domingos é propriedade da família de José Neves Martins, que a comprou em 1950.
  • Desde 2008, foi tombada em caráter provisório pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em reconhecimento a seu importante valor histórico.
Contato

Endereço: Distrito de Aré, BR-356, Itaperuna – RJ
Distância da capital: 318 km
Telefone: +55 (22) 99999-9995
Email: vaninhalealmartins@hotmail.com
Horário de funcionamento: É necessário agendar visita.

Mapa