facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com
facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com

Fazenda São Bento

Price
Price
25 de abril de 2019

Proceed Booking

Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

332

Why Book With Us?

  • No-hassle best price guarantee
  • Customer care available 24/7
  • Hand-picked Tours & Activities
  • Free Travel Insureance

Get a Question?

Do not hesitage to give us a call. We are an expert team and we are happy to talk to you.

1.8445.3356.33

Help@goodlayers.com

Sobre

A Fazenda São Bento, também conhecida como Fazenda de Iguaçu, é a mais antiga e importante do Município de Duque de Caxias e deu início ao processo de colonização do Vale do Rio Iguaçu. O lugar teve sua origem nas terras doadas pela Marquesa Ferreira ao Mosteiro de São Bento, em 1596 – a herdeira era viúva de Cristóvão Monteiro, primeiro proprietário das sesmarias doadas por Estácio de Sá, em 1565.
Nessas terras, os monges Beneditinos ergueram uma capela dedicada a Nossa Senhora das Candeias. No século 18, as terras passaram para as mãos da irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
Anexa à Capela construída pelos Beneditinos, a Casa Grande foi edificada entre 1754 e 1757, como um convento para abrigar padres em descanso ou longe do sacerdócio. Era também sede da grande fazenda de São Bento, cuja atividade econômica baseava-se na produção de farinha de mandioca e na fabricação de tijolos. O terreno foi desapropriado em 1921 para sediar uma colônia agrícola.
Em 2008, atráves de decreto, a fazenda tornou-se o Museu Vivo de São Bento, um Ecomuseu de Percurso que tem como objetivo a defesa do patrimônio, a intervenção na realidade social, ambiental, econômica e cultural do território e o envolvimento das comunidades locais.

Saiba Mais
  • As duas construções foram tombadas em 1957 pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), atual Iphan;
  • Por 35 anos, um engenho funcionou na fazenda. Toda a produção era enviada ao Reino de Portugal;
  • A fazenda é um belo exemplar da arquitetura brasileira colonial. A característica imediatamente identificável é a varanda com cobertura em telha vã, sanca e beiral de telhados aparentes postos sobre as colunas toscanas;
  • O Museu Vivo de São Bento organiza e cria eventos, palestras,cursos, exposições e oficinas de diversos temas culturais, históricos e artísticos.
Contato

Endereço: Rua Benjamim da Rocha Jr., 6, 25045-002, São Bento – Duque de Caxias
Telefone: +55 (21) 2653-7681
Website: www.museuvivodosaobento.com.br
Email: contato@museuvivodosaobento.com.br
Horário de funcionamento: Segunda à Quinta de 9h às 17h e Sexta de 8h às 17.

Mapa