A trilha para o Morro do Corcovado já é conhecida pelos brasileiros desde a época do Império. Em 1824, D. Pedro I, interessado em implementar pontos de defesa na costa da cidade, enviou uma expedição oficial até o cume do Corcovado. Nesta região, foi construída uma ponte de madeira e um parapeito no segundo platô do morro para que a bela vista da paisagem natural fosse admirada. Ano após anos o local atraía cada vez mais visitantes.
Como forma de aproveitar a vocação turística natural do Rio de Janeiro, D. Pedro II ordenou a construção de uma estrada de ferro que ligasse o Cosme Velho ao alto do Corcovado, sendo inaugurada em 1884. Um ano depois, a aguardada estação do Corcovado receberia seus visitantes pela primeira vez.
Desde então, o morro consolidou-se como um local que revela a beleza exuberante da Mata Atlântica, das praias e da cidade do Rio de Janeiro. Inserido no relevo do Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Corcovado é um dos principais cartões postais do Brasil, sendo conhecido no mundo todo. Situado no ponto mais alto da cidade, a 710 metros do nível do mar, o Morro do Corcovado tornou-se célebre após a inauguração da estátua do Cristo Redentor, em 1931.
Rua Cosme Velho, 513 – Cosme Velho, Rio de Janeiro – RJ
Horários: De segunda a domingo, das 8h às 19h, com saídas a cada meia hora
+55 (21) 2558- 1329
+55 (21) 2491-1700
Parque Nacional da Tijuca
www.parquedatijuca.com.br
parnatijuca@gmail.com
parnatijuca@icmbio.gov.br
comunicacao.pnt@icmbio.gov.br
Trem do Corcovado:
www.tremdocorcovado.rio
contato@corcovado.com.br