Conhecida como Cidade da Seresta pela forte tradição musical, Conservatória é um distrito de Valença, cidade do Médio Paraíba fluminense. Localizada no vale da Serra do Rio Bonito, tem no total área de cerca de 240 km², e experimentou grande crescimento durante o ciclo econômico do café, período que deixou marcas até hoje preservadas no distrito.
Grande parte das casas de Conservatória mantém intacto o estilo colonial, havendo inclusive construções do século XVIII que conservam telhas assimétricas feitas na coxa dos escravos, como era padrão na época. As ruas principais da pequena localidade são feitas de pé-de-moleque, material que data ainda de quando o povoado era chamado de Santo Antônio do Rio Bonito, na época da colônia.
A lembrança da era do café é vista logo na entrada de Conservatória: a Rua das Flores abriga uma velha Maria Fumaça, instalada em frente à Estação Ferroviária de Conservatória, construída em 1883 e atual rodoviária. O transporte era um dos utilizados na linha ferroviária que ligava Rio e Minas Gerais, usada sobretudo para escoamento da produção de café.
Locação pública.