facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com

Casa de Cultura Laura Alvim

Price
Price
21 de fevereiro de 2019

Proceed Booking

Save To Wish List

Adding item to wishlist requires an account

138

Why Book With Us?

  • No-hassle best price guarantee
  • Customer care available 24/7
  • Hand-picked Tours & Activities
  • Free Travel Insureance

Get a Question?

Do not hesitage to give us a call. We are an expert team and we are happy to talk to you.

1.8445.3356.33

Help@goodlayers.com

Fotos
Sobre

Um centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com cinema, teatros, galeria de arte e museu, a Casa de Cultura Laura Alvim (CCLA) foi inaugurada em 12 de maio de 1986. O imóvel havia sido doado ao Governo do Rio de Janeiro em 1983, através da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ), seis meses antes da morte de Laura.

A CCLA iniciou suas atividades como espaço multicultural com um teatro, um cinema, um auditório para palestras, uma galeria de arte destinada a exposições, lançamentos de livros e discos e três salas de aula para cursos da área artística e cultural. Hoje, funciona com dois teatros (Teatro Laura Alvim e Teatro Rogério Cardoso), três salas modernas de cinema com excelente programação, uma galeria de artes e salas de aula para cursos de teatro. E o terceiro andar com salão e varanda para eventos.

Antes mesmo de ser transformada em centro cultural, a Casa já era ponto de encontro de artistas como Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado e o grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone (integrado por futuras estrelas, dentre elas Regina Casé e Luis Fernando Guimarães), que ensaiavam na casa, com a presença constante da anfitriã, Laura Alvim.

Saiba Mais
  • Laura Alvim queria ser atriz, mas foi impedida pelos pais, que não consideravam a profissão nobre. O que era frustração virou estímulo, quando criou um palco dentro de sua casa, no qual declamava poesias e encenava textos para amigos, além de organizar encontros entre veteranos e jovens artistas. Seis meses antes de morrer, esta grande incentivadora das artes transformou sua residência em casa de cultura, inaugurada em 12 de maio de 1986;
  • Os cinemas da Laura Alvim dispõem de chaises longues (cadeiras espreguiçadeiras), instaladas na primeira fila. As salas oferecem som Dolby, projeção digital e poltronas mais largas do que as convencionais;
  • No Teatro Laura Alvim, as paredes são de pedra e as poltronas foram idealizadas por Oscar Niemeyer.
Contato

Endereço: Av. Vieira Souto 176 Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2332-2090
Website: www.casadeculturalauraalvim.rj.gov.br
E-mail: lauralvim@gmail.com / cheyenne.pereira@funarj.rj.gov.br / teatroccla@funarj.rj.gov.b

Mapa