pt-br facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com
pt-br facebook +55 (21) 2225-7082 info.rfc.riofilme@gmail.com

A REAÇÃO DO SETOR AUDIOVISUAL LATINOAMERICANO À PANDEMIA DA COVID-19

Rio de Janeiro, 8 de maio de 2020. Ainda que os produtos culturais, como filmes, séries e música, estejam sendo o verdadeiro alento à população confinada durante a pandemia da COVID-19, a inquietude é a tônica do setor audiovisual. De repente, sem preparação, as produções foram interrompidas, os estúdios fecharam temporariamente as portas, as autorizações de filmagem foram suspensas e as agências e produtoras tiveram paralisar suas atividades para preservação de seus funcionários.

Não apenas no Brasil, a indústria audiovisual vive a incerteza de uma retomada e se organiza para o momento posterior pós-pandemia. Conheça a reação de países latino-americanos para a manutenção e fortalecimento de suas instituições e produções:

 

ARGENTINA: A Asociación Argentina de Actores comunicou a paralisação das atividades de seus associados e promove o recolhimento de doações para auxiliar os principais afetados da decisão.

As autorizações de filmagem foram concedidas até o dia 16 de março na Cidade de Buenos Aires (BASet) e no momento estão suspensas.

 

BRASIL: A cooperação entre Abele, Apro, Aptc, Bravi, Santacine, Siaesp, Sicav, Sindcine, Sintracine e Stic orienta os produtores sobre o retorno ao trabalho somente após a liberação das autoridades sanitárias. Está em discussão o texto-base para um protocolo de segurança a ser adotado para o retorno às filmagens.

O Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e a Netflix juntaram forças para criar um FUNDO EMERGENCIAL de alívio aos profissionais brasileiros da indústria de produção cinematográfica e televisão. São elegíveis produtores, assistentes, coordenadores, técnicos e operadores de diferentes departamentos de produção como câmera, áudio, arte, maquiagem, figurino, cenografia, logística, entre outros, que em sua maioria recebem por semana/diária ou trabalham sem contratos garantidos e que tiveram as produções nas quais estavam trabalhando paralisadas ou suspensas em função da COVID-19.

 

CHILE: Em 2 de maio, o Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio publicou o plano de emergência em apoio a mais de 15 mil profissionais, organizações culturais e coletivos artísticos. O setor audiovisual pode se beneficiar das linhas de apoio a instituições culturais (salas de cineam independentes), aquisição de conteúdos culturais (para lançamentos de conteúdo audiovisual em plataformas digitais) e na linha de estímulo a formação, produção e circulação de obras em meios digitais. O texto do plano de emergencia pode ser acessado em https://www.cultura.gob.cl/plandeapoyo/ .

A APCT – Asociación de Productores de Cine y TV prepara o primeiro protocolo de medidas de saúde foi direcionado às filmagens de obras publicitárias. O documento “Medidas de prevención Covid-19 en una producción”, redigido pela associação Unión em conjunto à entidade espanhola APCP- Asociación de Productores de Cine Publicitario. A expectativa que as filmagens possam ser retomadas a partir de julho.

 

COLÔMBIA: o CNACC – Consejo Nacional de las Artes y la Cultura en Cinematografía de Colombia prevê a utilização do Fondo para el Desarrollo Cinematográfico (FDC) para estimular a produção audiovisual. Assim, serão contemplados projetos de ficção, documentário e animação, entre outros trabalhos, que atendam os critérios dos editais abertos no dia 17 de abril. O Fundo é implementado pela arrecadação das salas de cinema colombianas.

Desde 18 de março, a emissão de autorizações de filmagem na Cidade de Bogotá está suspensa, como forma de contingenciamento e prevenção de contágio da COVID-19.

 

MÉXICO: A Comisión de Filmaciones de la Ciudad de México informou que está com as operações suspensas (relativas ao processamento de licenças), visto que a produção audiovisual não é considerada atividade essencial.

A Academia Mexicana de Artes y Ciencias Cinematográficas (Amacc) e Netflix criaram em conjunto um fundo de quase um milhão de dólares para apoiar os técnicos da indústria, que vivem no México, e cujas produções foram suspensas devido ao coronavírus.

 

PARAGUAI: Em conjunto, a Organizacion de Profesionales del Audiovisual Paraguayo e a CAMPRO – Cámara Paraguaya de Empresas Productoras de Cine y Televisión emitiram um documento com medidas de enfrentamento à COVID pelos sets de filmagem, que inclui a recomendação de intervalos de 10 minutos nos ambientes para permitir a ventilação e obrigatoriedade de contar com um profissional de saúde encarregado de coordenar as ações sanitárias, sob pena de multa e suspensão da CAMPRO.

 

URUGUAI: Os organismos Cámara de Productoras Publicitarias del Uruguay (Ceppu), Gremiocine (que reúne técnicos do setor audiovisual) preparam o documento “Plan de Seguridad e Higiene de la Industria Audivosual” baseado em diretivas de protocolos nacionais e internacionais existentes. A intenção é compreender medidas sanitárias para assegurar a proteção das equipes nas etapas de pré-produção, filmagem e pós-produção.

 

Prezado(a) leitor(a), obrigada por nos visitar. Caso tenha alguma colaboração ao artigo, não hesite em nos enviar: info.rfc.riofilme@gmail.com

 

Fontes consultadas:
https://actores.org.ar/
https://www.buenosaires.gob.ar/industriascreativas/audiovisual/baset
https://www.cultura.gob.cl/institucional/ministerio-de-las-culturas-anuncia-plan-de-emergencia-en-apoyo-a-las-culturas-las-artes-y-el-patrimonio/?fbclid=IwAR2hu_vzmHC-kZJpwfQtuWUwXNysCnxYtX1JlVwxkJVtDDP7ZQkVenYjCmM
https://directorioicc.gov.co/comision-filmica
https://www.facebook.com/campro/
https://www.facebook.com/Sindcine/
http://www.icabrasil.org/fundoemergencialc19/?fbclid=IwAR21QJ7gDZBHBmDbpJW68BiAWPvXMlW1CmsC503w8GDwtFSi6vFwCS5dkV8#texto3
https://www.mincultura.gov.co/prensa/noticias/Paginas/Post%C3%BAlese-a-los-Est%C3%ADmulos-2020-del-Fondo-para-el-Desarrollo-Cinematogr%C3%A1fico-.aspx
https://www.latercera.com/culto/2020/04/28/el-inedito-protocolo-que-prepara-el-cine-y-la-tv-local-para-volver-a-los-rodajes/
https://www.todotvnews.com/la-ficcion-se-prepara-para-reactivar-su-produccion/

Leave a Reply

Calendário

outubro 2020
D S T Q Q S S
« jun    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031